Projecto Inpactus – Kick Off no RAIZ
/ 10 Dez 2018

Na semana passada decorreu no RAIZ, na Quinta de S. Francisco, a reunião kick off do Projecto Inpactus, composta por uma sessão plenária durante a manhã e, durante a tarde, por reuniões paralelas pelas áreas que compõem este novo projecto de I&D da nossa Companhia (Tissue, Papel UWF, Pasta, Biorrefinaria e Financeira).

Na reunião estiveram presentes cerca de cem participantes das instituições parceiras no projecto: RAIZ, Navigator Brands, SA , Navigator Pulp Aveiro, SA, The Navigator Vila Velha de Ródão, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior Técnico de Lisboa, Satisfibre e o Instituto Ibérico de Nanotecnologia.

Durante a sessão de abertura o Administrador João Paulo Oliveira abordou a estratégia da nossa Companhia no que se refere à I&D, bem como o alinhamento do Inpactus com o New Cycle.

Carlos Pascoal Neto, Diretor do Raiz, durante a sessão plenária, reforçou a importância do “inpactus enquanto projecto de valorização de um recurso fundamental para o nosso país, a Floresta, e o seu enquadramento nas recentes temáticas e preocupações mundiais, no que diz respeito aos impactos ambientais e à economia circular”. Este projecto, que é considerado único, reúne um total de 180 pessoas, desde a elite Universitária Nacional, que vai colaborar, ao longo de quatro anos, com o RAIZ e com a nossa Companhia.

Esta foi também uma sessão de conhecimento, pois foram feitas várias apresentações como a de Paula Pinto, Coordenadora Técnico-Científica do Inpactus, que abordou a visão geral do projecto, e da Responsável pela Área de Technological Scouting, Mariana Belo, que se debruçou sobre a confidencialidade da informação, publicáveis e resultados exploráveis. Sara Paulina Monteiro, Gestora de Ciência e Tecnologia do Inpactus, apresentou o modelo de operacionalização definido para a implementação do projecto. Por fim, a Responsável pelos Laboratórios do RAIZ, Manuela Marques, concluiu com uma apresentação sobre as boas práticas de gestão dos equipamentos e laboratórios do RAIZ em Eixo e no polo temático “Biorrefinarias” do RAIZ, que será criado no Parque de Ciência e Inovação de Aveiro.

As sessões paralelas por área decorreram durante a tarde, com equipas de cerca de 20 pessoas, distribuídas por 6 áreas de trabalho, lideradas por moderadores do RAIZ, onde se iniciou a discussão sobre o plano de acção para a implementação dos cerca de 41 subprojetos.

Ao longo de todo o dia foi evidente o entusiasmo e profundidade da discussão promovida, que envolveu colegas das áreas operacionais da Navigator, do RAIZ e dos parceiros tecnológicos e universitários deste projeto.

voltar