Scaling up

A atividade de scale-up procurou avaliar a maturidade tecnológica e económica das ideias, conceitos desenvolvidos e investigação aplicada, para uma hipotética escalabilidade industrial. Sempre que possível foi solicitado às equipas a simplificação de etapas processuais, uso de equipamentos / utensílios laboratoriais que permitissem encontrar um correspondente industrial, uso de reagentes disponíveis no mercado numa base comercial, mensuração de gastos energéticos e consumos específicos.

Exemplos de algumas atividades de scale-up industrial no âmbito do Inpactus:

  • Produção de biocompósitos: o sucesso no desenvolvimento de formulações e a apetência do mercado para estes produtos, conduziu ao aumento de escala do projeto, não só para verificar a reprodutibilidade do conceito, mas também acelerar desenvolvimento de produto e fornecer amostras para testes a empresas que possam ser offtakers.
  • Extratos de eucalipto: considerada igualmente uma área promissora, foi decidido avançar para aumento de escala para testar reprodutibilidade industrial e otimização processual.
  • Valorização de açúcares celulósicos contidos em lamas primárias: Além da instalação de equipamentos piloto de demonstração, as atividades de scale-up contaram com o desenvolvimento de conceitos industriais, transferindo para flowsheets processuais as ideias desenvolvidas em laboratório, permitindo mapeamento de custos de uma hipotética industrialização e uma avaliação económica preliminar.